Ermano Alberto Bassi

1967|1971

.

Bassi, Ermano (1917-1988)

Pastor e evangelista. Nasceu no dia 27 de setembro de 1917 em Caxias do Sul, RS. Sua família era proveniente da Itália, estabelecendo-se inicialmente no Sul do país. Obteve educação católica, e acalentava o desejo de tornar-se padre.

Residindo em Santa Catarina, sua família conheceu a mensagem adventista, mas, somente Ermano e sua mãe converteram-se. Posteriormente, a família mudou-se para o Paraná, e Ermano foi para o Colégio Adventista Brasileiro (CAB), atual Unasp-SP, a fim de completar o curso ginasial. Em 1939, ingressou na Faculdade Adventista de Teologia (FAT) e casou-se com Vicentina Pingenturo, de cuja união conjugal nasceram dois filhos: Semíramis e Ermano Bassi Filho.

Formou-se em 1943, exercendo seu ministério somente no Estado de São Paulo, onde atuou como evangelista e pastor distrital em Itararé, Ribeirão Preto, Itapetininga e na região do ABC. Na capital paulista trabalhou na Lapa, Pinheiros, Mirandópolis e Igreja Central Paulistana.

Aposentou-se após 35 anos de trabalho devido a uma enfermidade. Seus últimos anos foram dedicados a escrever sermões que imprimia com seus próprios recursos e enviava a pastores e anciãos de todas as igrejas adventistas do Brasil. Continuou a escrever até poucos dias antes de falecer.

Destacou-se por sua postura ortodoxa em defesa dos princípios que regem a fé adventista. Faleceu no dia 26 de abril de 1988 aos 71 anos de idade, vítima de câncer, no Hospital Adventista de São Paulo (HASP).

 

Compartilhe este artigo

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to Twitter